Papel – Tipo e Gramatura


Tipos de papeis mais comuns:
1. Offset:
É um papel não revestido, ou seja, meio poroso é usado em panfletos de rua, meio de livros, memorandos, receituários, notas fiscais, e quando mais grosso até em fichas e cartões. É muito bom para escrita, pois por ser bem poroso absorve bem a tinta. É também um dos mais baratos. Existe de 50 gr a cerca de 300 gr.
2. Jornal:
Tem as mesmas características do offset, só que é mais fino e “sujo”, com muitas fibras soltas. É usado quase que exclusivamente para jornais, notas fiscais e panfletos vagabundos.
Existe aproximadamente de 50 a 70 gr.
3. Couchê:
É o papel comum de maior qualidade. Ele não é poroso, leva uma camada vedante em ambas as faces que o deixa impermeável e aparentemente mais fino e mais resistente que os anteriores. Muito utilizado para fabricação de panfletos e folders, assim como nas principais revistas, capas, cartões de visita dentro outros. Muitas gráficas utilizam este papel como padrão por ser de melhor qualidade.
Existe nas gramaturas aproximadas de 63 gr a 350 gr.
4. Supremo (e similares importados):
É um papel intermediário entre o offset e o couchê. A característica principal é ser mais grosso que o offset de mesma gramatura e ter a parte selante apenas numa das faces. Existem muitas variações segundo a qualidade: 
Duplex - usado em folhinhas - textura de jornal no verso; 
Triplex - o duplex um pouco melhor - verso branco; 
Supremo - É o triplex de marca boa - o verso é bem lisinho; 
Supremo DuoDesign - é uma marca de um papel que leva a parte selante dos dois lados, porém com a mesma “grossura” dos papeis supremos.
Existem especificamente para atender a demanda de cartões e capas de livros, indo aproximadamente de 200 gr a 400 gr.
Muito usado também por algumas gráficas, sendo o supremo um substituto barato do couchê e o supremo duodesign um pouco mais conceituado que o couchê.
5. Reciclado:
Papel  que utiliza tanto aparas de papel pós consumo como pré consumo, ou seja, faz-se uma mistura de papel novo com papel usado. O papel é poroso como o papel offset e apresenta uma coloração amarelada típica. É muito usado pelas empresas para apresentar uma “posição ecológica”. Existe basicamente em 3 gramaturas: 90 gr, 120 gr e 250 gr, variando um pouco de acordo com o fabricante. É largamente usado em substituição do papel comum, prospectos e cartões de visita.
6. Papeis especiais:
Para quem quer entender de papel a fundo existem algumas centenas de tipos de papeis em diversas cores. Em qualquer papelaria você encontra pelo menos uma centena. Mas a maioria só é usada em gráfica em serviços especiais atingindo preços altíssimos, pois só vão servir para aquele trabalho específico.
Gramaturas mais usadas no mercado e seus usos típicos:
A – 50 a 63 gr
Tipica de notas fiscas e blocos de orçamento.
B – 75 gr e 90 gr
Usadas na maioria dos timbrados, receituários e em nossas impressoras domésticas. Os panfletos de menor qualidade também são feitos nestas gramaturas, tanto offset quanto couchê. O reciclado também é muito usado respeitando o enfoque ecológico.

Diversas gramaturas do mercado
C – 120 e 150 gr
Usado principalmente em panfletos. O offset 120 gr quase nunca é usado, a não ser quando se quer um material para escrita.
D – 180 gr
Tipico das cartolinas e dos cartões caseiros de menor qualidade. É mais ou menos a maior gramatura que as impressoras domésticas suportam (com raras exceções).
E – 210 a 300 gr
Típica de cartões de visita, folhinas, calendários e capas de livros.
F – Acima de 300 gr
Rara no mercado editorial. Usado mais para cartonagem e serviços especiais.
Bem, chega de chatear vocês.
fonte: http://www.papersizes.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário